domingo, 15 de agosto de 2010

PAPAGAI DE PIRATA / CRIANÇA ESPERANÇA

     O Criança Esperança comemora em 2010 seus 25 anos e como sempre a fim de mostrar sua idoneidade, fez uma propaganda esse ano que considero a mais mediocre de todas já feitas. A ideia esse ano foi mostrar pessoas que foram beneficiadas com o programa, pegaram alguns jovens desconhecidos e levaram até casas de desconhecidos doadores para que esses pudessem agradecer face-to-face pela doação que "transformou" suas vidas, vemos que se tornaram flautistas ou escreveram um livro, mas será que mudaram tanto assim?
     O problema é que são 25 longos anos, e um jovem agradecer por ser flautista serviria como propaganda para os primeiros anos do Projeto, depois de duas décadas e meia, o que esperávamos ver após tantos milhões a cada ano seriam jovens formados Médicos, Advogados, Atores, Juízes, Professores, Arquitetos e Escritores.  Ao invés disso o que mostram são crianças batendo bola em pequenas quadras pintadas em comunidades carentes, que não custaram 300 reais, com esses milhões deveriam mostrar um complexo poliesportivo gerando Atletas subindo ao Pódium e trazendo medalhas e trófeus ao nosso País.

     Seria gratificante ver gente bem sucedida profissionalmente pelo Criança Esperança agradecendo pessoas comuns que foram solidárias e doaram, assim a idéia desse ano funcionaria perfeitamente. E não teríamos que ver pelo vigésimo quinto ano crianças que aprenderam a arte de tocar tambor. Que brilhante futuro isso dá?

     Suspeitas de que esse dinheiro é desviado como muita coisa no Brasil existem a muito tempo, mas caso não haja desvio, acho que esse dinheiro todo talvez não esteja muito bem empregado. No Teleton (SBT) mostram um complexo hospitalar inteiro construido com dinheiro do ano anterior, e vemos ambulancias pelas ruas adesivadas informando que foram compradas com as doações. Na versão (Record) também vemos um resultado mais claro pelo fato de toda doação ter o mesmo destino a Sociedade Pestalozzi que cuida principalmente de crianças com deficiência intelectual. Fato é que nenhuma delas  fazem gratuitamente esses programas, como num BBB eles ganham muito com as ligações feitas.
     Então pense bem antes antes de tirar seu suado dinheirinho do bolso, qual será o destino dele, e invista numa causa ou em alguém que você realmente acredita que precise. Essa ajuda pode estar até mesmo no seu bairro, vale a pena investigar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tamb;em vai gostar de: